Côto de Mamoelas

› Ver todos os vinhos

Vinificação: As uvas previamente seleccionadas e exclusivamente transportadas em caixas de 20 kg, são prensadas inteiras para obtenção de um mosto de grande qualidade, para dar origem ao Espumante Vinho Verde Alvarinho. O mosto é clarificado a 12° C durante 48 horas e fermentado a 18° C durante 12-15 dias. Posteriormente, procede-se ao engarrafamento, fermentação (método clássico) e estágio de 12 meses, findo o qual se realiza a "remoage" e o "degorgement".

Características organolépticas: Bolha fina e persistente, aroma com a presença da casta, mineral, com algum tostado/bolacha e complexidade, devido ao estágio em garrafa. Encorpado, seco (brut), boa acidez e final a fruta onde persiste a casta.

Teor de álcool: 13.0% vol.

Acidez total: 630 g ác.tart./l

Açúcar residual: 4.3 g/l

Armazenamento: As garrafas acondicionadas em caixas de cartão, devam ser armazenadas sem abrir, em local limpo e arejado, e em condições normais de temperatura e humidade. A armazenagem não pode ser feita em locais nos quais haja exposição solar, ou debaixo de tectos de fácil aquecimento e as mesmas não podem estar em contacto directo com o solo. Não podem ser armazenadas em ambientes contaminados e/ou contaminantes: produtos aromáticos, combustiveis, solventes, tintas, pesticidas, raticidas, etc. Considerando um curto período de tempo em armazém não é aconselhável colocar as caixas invertidas.

Gastronomia: Deve ser bebido entre 6-8° C. Excelente para aperitivo e acompanhamento de frutos do mar, carnes assadas e grelhadas, particularmente carne de aves, cabrito, borrego e leitão.

Casta: Alvarinho

Enólogo: Abel Codesso

Apresentação: Apresentada em garrafa verde acastanhado (antique), modelo Cuvée des Sacres, com cápsula em alumínio complexo e roupagem composta por rótulo, contra-rótulo e livrete, onde se encontra toda a informação referente ao Espumante.

Ficha técnica em PDF





COLHEITA 2012 | Medalha de Ouro
Mundus Vini 2016 - Alemanha

COLHEITA 2011 | Medalha de Bronze
Challenge International du Vin 2015

COLHEITA 2011 | Medalha de Ouro
China Wine & Spirit Awards 2015

COLHEITA 2010 | Medalha de Prata
China Wine & Spirits Awards 2014 - China

COLHEITA 2007 | Medalha de Bronze
International Wine & Spirit Competition 2010

COLHEITA 2006 | Medalha de Prata
Challenge International du Vin 2009

COLHEITA 2005 | Medalha de Prata
Concurso Mundial de Bruxelas

COLHEITA 2003 | Medalha Harmonia e Qualidade Técnica
Concurso C.V.R.V.V.

Comentar

Comentar

Valor obrigatório. Valor obrigatório.Formato inválido Valor obrigatório. Valor obrigatório.


› Ver todos os vinhos
garrafa rótulo contra-rótulo