Vinha Antiga

› Ver todos os vinhos

Vinificação: Das vinhas mais antigas da Sub-Região, é feita uma criteriosa escolha das uvas com maior grau de maturação. Estas são exclusivamente transportadas em caixas de 20 kg, prensadas inteiras e com maceração pelicular. O mosto é clarificado a 12° C durante 48 horas e fermentado e estagiado em barricas de carvalho francês durante varios meses.

Características organolépticas: Aspecto cristalino, cor palha/citrina, Aroma à casta, floral e frutado com notas citrinas, bem envolvida em madeira (mel, baunilha e especiarias). Em boca é equilibrado, fresco e encorpado com final exuberante, complexo e persistente.

Teor de álcool: 13% vol.

Acidez total: 7.2 g ác.tart./l

Açúcar residual: < 1.5 g/l

Armazenamento: As garrafas acondicionadas em caixas de cartão, devem ser armazenadas sem abrir, em local limpo e arejado, e em condi,cões normais de temperatura e humidade. A armazenagem não pode ser felta em locais nos quais haja exposicão solar, ou debaixo de tectos de fácil aquecimento e as mesmas não podem estar em contacto directo com o solo. Não podem ser armazenadas em ambientes contaminados e/ou contaminantes: produtos aromáticos, combustíveis, solventes, pinturas, produtos fitossanitários, pesticidas, raticidas, etc. Considerando um curto periodo de tempo em armazém não é aconselhável colocar as caixas invertidas.

Gastronomia: Deve ser bebido entre 12-14° C, possuindo um óptimo potencial de envelhecimento em garrafa. Excelente a harmonizar queijos, peixes e algumas carnes, pratos de arroz e cozinhados de forno.

Casta: Alvarinho

Enólogo: Abel Codesso

Apresentação: Apresentada em garrafa tipo Bordalesa de cor "verde antique", com cápsula de estanho com uma roupagem composta por rótulo e contra-rótulo onde se encontra toda a informação referente ao vinho. Rolha de cortiça natural, qualidade extra, dimensões 45X24 mm, com a palavra "ALVARINHO" marcada a fogo.

Ficha técnica em PDF





COLHEITA 2008 | Medalha de Prata
Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados 2010

COLHEITA 2007 | Os Melhores da Região
Revista de Vinhos Fevereiro 2009

COLHEITA 2007 | Medalha de Prata
Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados 2009 - Santarém

COLHEITA 2006 | Os Melhores Vinhos de 2007
Revista Néctar 2008

COLHEITA 2006 | 1º Prémio da Categoria Vinho Verde Alvarinho
VI ConcursoVinhos Verdes de Ponte de Lima 2008

COLHEITA 2005 | Os Melhores Vinhos de 2007
Revista Néctar 2008

COLHEITA 2005 | Medalha de Prata
International Wine Challenge

COLHEITA 2005 | Gran Zarcillo de Oro 2007
Concurso Internacional Prémios Zarcillo 2007 - Valladolid, Espanha

Comentar
  • Vinha Antiga | 2009/05/19
    grande vinho!!

Comentar

Valor obrigatório. Valor obrigatório.Formato inválido Valor obrigatório. Valor obrigatório.


› Ver todos os vinhos
garrafa rótulo contra-rótulo